segunda-feira, 9 de junho de 2008

Por que e como divulgar minha empresa ?

Sem divulgar sua empresa desaparece.
Se o objetivo de toda empresa é vender seus produtos e serviços quanto mais conhecida melhor. E você dificilmente alcançará este objetivo se não fizer algum tipo de divulgação do seu negócio. E se possível com o auxílio de um publicitário para poder desenvolver boas e eficientes peças promocionais.
Os consumidores em potencial só vão se transformar em clientes de verdade depois de conhecerem o que sua empresa tem a oferecer.
Afinal não adianta você ter um produto ou serviço excelente, o melhor da região, se o pessoal que vive nas proximidades não sabe disso.
O objetivo de um bom trabalho de divulgação é estar na mente dos consumidores quando precisarem de um produto ou serviço com o qual trabalhe.

Divulgue seus produtos e serviços com profissionalismo.

Atualmente a concorrência está bem acirrada. Isto não é novidade alguma, porém, muitos empresários ainda acreditam que podem manter e vender seus negócios sem o auxílio de um profissional de marketing e propaganda.
Algumas empresas até conseguem superar seus desafios sem uma consultoria. Porém o risco é muito maior. Sem investir em publicidade a empresa pode cair no esquecimento ou gastar fortunas nas “tentativas e erros”. Sem alcançar seus objetivos ou mensurar o investimento. Isto é, sem ter uma nítida percepção de retorno diante o trabalho promocional.

Como divulgar ?

Divulgar sua empresa não é simplesmente fazer anúncios em jornais, rádio, tv ou mala direta. Ao contrário, é um processo que requer alguns conhecimentos básicos sobre o cliente, para que seja o mais eficiente possível sobre a escolha correta do veículo de comunicação para a empresa , de forma a atingir seu público-alvo com maior precisão. E por isto que o auxílio de um profissional da área é essencial, principalmente para verificar as vantagens e desvantagens dos principais veículos, orçar e pesquisar custos x benefícios, criar impressos criativos, arte finalizar profissionalmente os impressos, etc.

Investir em publicidade e em marketing é mais do que obrigatório para a saúde de sua empresa e negócios. Existem muitas dúvidas perante a real função da propaganda.
Para quê serve ? O que faz ? é caro ?

Procurar uma agência de publicidade ou estúdio não é gastar. Ao contratar um profissional ou agência, você estará encarando a divulgação e imagem da sua empresa profissionalmente.
Gasto são compras sem retornos. Já o investimento, é aplicar em algo e estar sujeito a um retorno igual ou muitas vezes maior do que se foi investido.

Propaganda e publicidade nada mais é do que a área que cuidará da imagem da sua empresa. Divulgando seu serviço ou produto ao público certo, na hora certa e no local certo. Sempre buscando o melhor custo x benefício.

Funções da propaganda :

- Estabelecer o conceito da empresa
- Manter ou aumentar a freqüência da loja, escola ou estabelecimento
- Efetuar vendas sem auxílio de vendedores
- Criar novos mercados e estabilizarem
- Fixar hábitos e quebrar preconceitos
- Aproveitar as ocorrências sazonais
- Ativar a rotação dos estoques
- Garantir apronta aceitação de novos produtos
- Manter e/ou aumentar as vendas
- Ensinar novos usos e aumentar o consumo per capitã
- Descobrir consumidores difícieis de localizar
- Reter os clientes quando o vendedor muda para o concorrente
- Criar prestígio e boa vontade
- Estimular compra por impulso
- Conseguir que peçam o produto pelo nome
- Informar aonde o produto / serviço é vendido

É caro ?
Investir em propaganda e marketing não é caro. Devemos analisar que a consultoria em marketing e propaganda serve para manter a saúde da sua empresa, portanto é um trabalho que serve para te auxiliar e conquistar novos clientes. E principalmente, estar atento ao mercado , concorrência e mídia.

Qual a diferença entre Marketing ,publicidade e propaganda e Design ?

São 3 áreas importantes e completamente distintas.
O marketing é a área responsável em analisar o mercado que seu produto e serviço está inserido. Oferecer e planejar estratégias para que a sua empresa se destaque e que conquiste seus objetivos.

Propaganda é uma área da publicidade (dentro de publicidade também temos : assessoria de imprensa, eventos, promoções , endomarketing) . A propaganda é uma ferramenta de marketing que trabalhará a divulgação e imagem de seus produtos ou serviço. Atingindo e objetivando os reais objetivos de marketing da sua empresa.

Por exemplo:
O objetivo de marketing da sua empresa pode ser: Ampliar o mercado de relógios
Já o objetivo de comunicação (publicidade) baseado no objetivo de marketing (ampliar mercado) cria seu objetivo : Mostrar que relógio também serve para crianças.
E por último o objetivo de propaganda , focalizado no objetivo de comunicação conclui que a maneira de mostrar que o relógio também serve para crianças é mostrar um pai dando o relógio para a criança (o objetivo da propaganda) .

Isto é um resumo bem básico de como Marketing e Propaganda trabalha e sua importância.
Já o Design , outra área também importante, serve para valorizar o produto. Esteticamente e visualmente. Neste caso (o caso do relógio) , seria criar um design chamativo e muito bonito do produto relógio.

Para empresário / empresa o que é melhor fee mensal ou job ?

Fee mensal é um pacote com serviços pagos mensalmente pelo cliente. Neste pacote os custos do trabalho publicitário são diluídos e diminuído. O fee mensal é aconselhável para empresas e produtos que precisam necessariamente serem divulgados sempre. Por causa da enorme concorrência, preço ou local. Por exemplo : Anúncios , sites que precisam sempre de manutenção ou acrescentar informações mensais, consultoria de imagem ou marca , etc.

Job. Um trabalho distinto , pago uma única vez. Indicado para empresas ou produtos que precisam de um trabalho determinado e/ou uma única vez. Por exemplo: Um evento , um estande de feira, um banner específico, a fachada de uma loja , etc...

Finalizando.
É muito importante manter a empresa ou o negócio com o auxilio de um profissional gabaritado de propaganda e marketing. Afinal propaganda não é apenas criar o layout ou anúncio, e sim criar soluções, acompanhar os resultados, e principalmente objetivar a melhora constante dos negócios de seus clientes.

E isto é feito mensalmente, diariamente. Comparo a publicidade como as nossas refeições, é primordial estar sempre atento e investindo em divulgação. E a consultoria de um publicitário é importantíssimo para a vida útil de seu negócio.

Também, além de veicular os seus anúncios você pode utilizar outras formas para divulgar sua empresa. E se a empresa tiver um estúdio ou agência de propaganda melhor ainda. A agência indicará e estudará aonde investir.

O estúdio pode criar peças para uma promoção, participar de ma feira ou de uma exposição, patrocinar um evento cultural ou esportivo. O ideal é ter um apoio contínuo de uma agência para que lhe auxilie. E com este auxílio você diversifique os seus investimentos, sem concentrar a sua verba de divulgação num só tipo de ação.

Tenho uma pequena empresa. Aonde divulgar sem gastar muito ?

Atualmente (seja você funcionário ou proprietário de uma grande, média ou pequena empresa) o “sem gastar muito” é quase que uma regra. Os custos e encargos estão altíssimos e com isto ninguém quer desperdiçar.
Diria que para pequenas e médias empresas nada mais indicado do que estúdios e agências voltadas para pequenas e médias empresas. A conclusão parece óbvia, porém muitas empresas (de médio porte) ainda procuram grandes agências. Mas a qualidade é igual, o que difere é o custo. Uma agência grande precisa cobrar mais pela sua estrutura e folha de pagamento.

E a “comunicação dirigida” é a ação mais indicada para pequenas e médias empresas. Isto é, comunicar-se com um público dirigido. E com isto tentar atingir as pessoas certas, de acordo com as suas necessidades.

E para terminar, gostaria de agradecer a atenção. Este texto teve como objetivo apenas sanar algumas dúvidas. Estou a disposição para qualquer dúvida.

Fernando Bem
fernandobem@bencom.com.br

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